Usinas de Asfalto e Centrais de Concreto Conheça o Grupo Lintec

Concreto de alta qualidade aplicado em Parques Eólicos

12 de Setembro de 2015

Os parques eólicos são um espaço terrestre ou marítimo onde estão concentrados vários aerogeradores que transformam a energia eólica em energia elétrica.

Segundo o Portal Energia, foi a partir do século V que a utilização desta forma de energia se estendeu a terra firme e, nos séculos XII e XIII com a aparição dos primeiros moinhos hidráulicos e de vento.

A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.

As principais vantagens da energia eólica são:

· É uma fonte de energia inesgotável;

· Não emite gases poluentes, nem gera resíduos;

· Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).

A construção de um parque eólico é constituída de diferentes e importantes etapas para que o funcionamento seja eficiente e perene. A qualidade do concreto utilizado tanto na produção das torres, quanto nas bases e fundações, é extremamente determinante para o ideal funcionamento dos parques. Neste artigo, ressaltaremos mais precisamente a importância da preparação do concreto de qualidade para as torres.

Conforme Portal Itambé, desde que a captação de ventos começou a tomar espaço no mercado brasileiro, em meados de 2009, a maioria absoluta das torres foram construídas em aço. Porém, as vantagens na construção de torres em concreto são maiores.

Além de ser possível construí-las no próprio local de implantação do parque eólico, o que pode se tornar economicamente mais viável, a construção de torres em concreto elimina grande parte da logística de transporte pelas rodovias. Mostram-se competitivas para alturas superiores a 100 metros - as estruturas de aço variam de 54 a 80 metros - ou para áreas que apresentem obstáculos de logística.

Mas independentemente da estrutura da torre que irá sustentar o aerogerador, de aço ou concreto, os requisitos técnicos precisam ser previamente atendidos para suportar os esforços produzidos pelos equipamentos.

Nas torres de concreto, fatores como o traço, taxa de armadura, resistência à torção e tração, tempo de cura, deverão ser observados e pré-estabelecidos com os fabricantes. Normalmente, o concreto utilizado na fabricação do segmento pré-moldado da torre é o Concreto Protendido.

A qualidade do concreto é crucial. Para isto, os equipamentos que produzem o concreto precisam ser os melhores. Considerando essa aplicação, a LINTEC-IXON desenvolveu centrais misturadoras de concreto indicadas para obras onde há exigência de concreto de alta qualidade e rígido controle tecnológico. O concreto misturado na própria central permite que o transporte após a produção do concreto até o local da aplicação possa ser outro além de caminhões betoneiras. Além disso permite:

- Maior precisão de dosagem: As centrais misturadoras possuem maior precisão na dosagem de agregados. Possibilitando assim menor desperdício de material e qualidade superior na produção do concreto;

- Maior economia de cimento: Resulta em uma considerável economia de cimento, podendo chegar a uma redução de até 5,5% com relação às centrais dosadoras de concreto.

 

Misturador Lintec-Ixon

O misturador Lintec-Ixon garante produção de concreto com qualidade superior. A mistura é realizada através de um sistema de pás giratórias que movimentam os materiais em direção horizontal, garantindo uma mistura homogênea.

As pás misturadoras e o revestimento do misturador são fabricados em material de alta resistência, propiciando maior vida útil dos componentes.

 

Na prática

As vantagens relacionadas à Central Misturadora LINTEC-IXON são comprovadas na prática pelos clientes. Recentemente, a Construtora Schumann, empresa prestadora de serviços de concretagens e obras civis que atua no sul do país há mais de 35 anos, adquiriu a central misturadora LINTEC-IXON para fabricação de torres para Parque Eólico.

Com misturador planetário, a central possui dosador com 05 compartimentos e um exclusivo sistema de dosagem através de esteiras dosadoras, garantindo total precisão na dosagem.

 

Centrais dosadoras em Parques Eólicos

Há poucos dias entrou em operação outra central de concreto LINTEC-IXON destinada à construção de parques eólicos, esta por sua vez, dosadora de concreto, em Caetité-BA.

Após grandes experiências da empresa com a marca, outras construtoras também contam com centrais LINTEC-IXON auxiliando na construção de parques eólicos, situadas em Santa Vitória do Palmar - RS, Chuí - RS, Aracati - CE e Jatobá - SE.

Em vista das grandes vantagens em utilizar-se energia eólica, a construção de Parques Eólicos tem tido constante crescimento nos últimos anos, e torna-se um mercado cada vez mais promissor.

Confira AQUI a apresentação de um dos complexos eólicos com participação de equipamentos LINTEC-IXON na fabricação do concreto.

Os modelos de centrais dosadoras e misturadoras LINTEC-IXON garantem produção de concreto de alta qualidade para esta aplicação. Soluções práticas, de rápida montagem e fácil operação, para uma finalidade nobre - gerar energia renovável e limpa.

 

Voltar